No tutorial de hoje vamos criar um logotipo com estilo gráfico de fitas com gradientes e efeitos no Adobe Illustrator. Vamos criar o gráfico como um desenho vetorial para permitir que seja escalável e adicionar versões planas e monocromáticas para manter o logotipo versátil.
Normalmente, um projeto de logotipo envolveria muita pesquisa, a fim de desenvolver uma marca que reflete a empresa, mas para este tutorial vamos nos concentrar apenas na tarefa prática da construção do gráfico no Illustrator. O projeto que estaremos criando apresenta um estilo de forma contínua, uma fita de embrulho que forma uma espiral.
Abra o Adobe Illustrator e desenhe um retângulo longo e fino na prancheta. Lembre-se, as dimensões iniciais que você cria o seu logotipo não importam, visto que estamos trabalhando com vetores. Ao contrário de Photoshop o design pode ser redimensionado sem perda de qualidade.
Pressione Ctrl+C para Copiar, em seguida, Cole na frente uma cópia do retângulo pressionando Ctrl+F, em seguida, selecione os dois primeiros pontos do retângulo que ficou acima com a ferramenta Seleção direta(A). Segure a tecla Shift e mova esses pontos para a direita, criando uma forma de cisalhamento.
Selecione os dois retângulos repita mais uma Cópia, em seguida, Cole em frente novamente. Mova-os na posição horizontal para dar continuidade a fita, clique com o botão direito do mouse e selecione as opções Arrange> Send to back (Organizar> Enviar para trás) para seguir corretamente o padrão.
Dê um zoom sobre o documento e pressione Ctrl+Y para alternar o modo de exibição para esboço. Selecione os dois novos retângulos e alinhe-os com cuidado até que se juntem aos originais.
Repita o processo para estender a fita, em seguida, adicione um retângulo diagonal no final para terminar a extremidade esquerda.
Faça uma cópia de um único retângulo diagonal e acesse Object> Tranform> Reflect (Objeto> Transformar> Refletir) e selecione o eixo vertical para virar a forma para o lado oposto.
Posicione o retângulo refletido na margem direita para terminar a parte básica do logotipo.
Escolha um esquema de cores para a sua marca ou faça o download de uma paleta legal em sites como o ColourLovers.com e comece a substituir o preenchimento/contorno padrão com cores vibrantes.
Vamos criar uma versão com cores uniforme do logotipo, depois vamos melhorar o logotipo com alguns destaques e efeitos interessantes de gradiente. Faça uma cópia do logo, em seguida, substitua cada segmento por um preenchimento de gradiente. Selecione a cor original, e utilize como a alça central na paleta de gradientes, em seguida, escolha um tom mais escuro para a primeira alça e uma um pouco mais clara para a última alça.
Misturar cada cor com a próxima ajuda a melhorar o fluxo de cor em todo o logotipo, usando tons escuros e claros conseguimos representar um efeito tridimensional ao nosso logotipo.
No último pedaço escolha a cor mais clara da paleta, mas adicionar um efeito de sombra, misturando o gradiente de um tom mais escuro.
Clique e arraste com a ferramenta Gradiente para ajustar o ângulo dos gradientes para fluir com a orientação de cada retângulo, encontrando a melhor combinação de cores.
Selecione cada um dos retângulos verticais e dê-lhes o mesmo preenchimento gradiente do retângulo mais próximo usando a ferramenta Conta-gotas. Para manter a ilusão de uma espiral, essas cores precisam ser mais escuras para representar luz e sombra. Selecione cada alça do gradiente e acrescente mais preto em cada cor para escurecer todos os tons.
O design do logotipo fica muito legal com os efeitos de gradiente ajudando o projeto a se destacar e pular para fora da tela.
Desenhe um círculo em outro lugar na prancheta e preencha com um gradiente radial de preto para transparente. Achate a forma arrastando a alça superior para baixo para criar um efeito de sombra.
Reduza a opacidade da sombra para cerca de 15%, em seguida, posicione-a em uma das extremidades inferiores dos retângulos.
Segure as teclas Alt e Shift enquanto arrasta a forma para criar uma cópia e distribuir os gráficos de sombra ao longo de toda a borda inferior.
Os efeitos de sombra ajudam a fixar o logotipo e permite que ele fique dentro do seu próprio espaço. Esta é a versão principal completa do logotipo, mas vamos fazer rapidamente algumas variações planas e monocromáticas para manter o logotipo mais versátil.
Um logotipo simples é útil para pequenas escalas onde os gradientes e efeitos não se reproduzem bem. Faça uma cópia do logotipo e remova todos os gradientes e sombras, deixando a cor do preenchimento sólida.
A versão mono é útil quando o logotipo for colocado em fundos incomuns onde o logotipo principal ficaria perdido. Substitua todas as cores por um cinza temporário.
O logo perde toda a sua definição sem uma pequena modificação. Selecione os segmentos diagonais e acesse o menu Object> Path> Offset Path. Adicione uma pequena quantidade de deslocamento de cerca de 0,3 milímetros.
Selecione todas as novas formas de compensação individual e crie um caminho composto indo em Object> Compound Path> Make.
Retire a seleção, em seguida, selecione apenas os retângulos verticais e o último segmento diagonal e crie novamente um novo caminho composto seguindo os passos anteriores.
Desloque e selecione os dois caminhos compostos, em seguida, use a opção Subtract (Subtrair) da paleta Pathfinder para perfurar as formas dos retângulos originais para deixar um efeito de traçado. A versão mono está pronta e pode ser usada com qualquer cor.
Isso deixa o design do logotipo completo e pronto para enviar para o nosso cliente fictício. A primeira versão fica ótima com todos os gradientes e efeitos, e mantem sua qualidade quando escalado. Depois, há as versões planas e monocromáticas que mantêm a versatilidade do logotipo e permite que ele seja reproduzido em qualquer lugar.
[alert color="blue"]Este artigo é fonte de tradução e adaptação de um site externo. Por favor, visite o artigo original para prestigiar este fantástico trabalho. No site original você também poderá baixar o arquivo criado com este tutorial.[/alert]
Se você tiver alguma dúvida, fique a vontade em deixa-la nos comentários. Teremos prazer em responder.