A maioria dos filtros que existem para lentes tornaram-se inutilizáveis, devido à facilidade de manipular imagens no Photoshop. Porém, alguns filtros ainda são bastante utilizados, como é o caso do filtro polarizador.
Os reflexos são causados devido ao fato que algumas superfícies não refletem a luz de forma linear, e o polarizador permite corrige isso, pois faz a câmera captar apenas ondas de luz lineares, o que diminui os reflexos e dá mais contraste nas imagens.
Esse filtro é muito legal para fotografar rios e lagos, pois tira o reflexo do céu e permite ver o fundo, revelando peixes, pedras e outros elementos. Veja o exemplo da foto abaixo de uma piscina, tenho um azul mais interessante.
Curiosidade: existem óculos polarizadores, geralmente usados por pescadores, para facilitar a visualização dos rios.
Esse filtro também permite tirar reflexos de superfícies como vidros e plásticos. Veja, no exemplo abaixo, como o reflexo na porta quase desapareceu por completo, e no vidro da janela também:
Fotografar paisagens é uma outra maneira legal de utilizar o filtro polarizador: o filtro realça o azul do céu naturalmente, além de proporcionar uma cor mais viva nas folhagens:
É válido lembrar que o polarizador diminui de 1 a 2 stops, por isso, é sempre recomendado o uso do tripé. Devido a esse fato, o polarizador também é muito utilizado em fotografias de longa exposição durante o dia, para fotografar, por exemplo, lagos e cachoeiras, pois ao aumentarmos o tempo, muitas vezes a abertura mínima não é o suficiente.